Colégio Raposo Tavares

Ciranda Cirandinha - Maternal
Ciranda cirandinha é um projeto que cada aluno leva para casa um livro de leitura para um momento em família, compartilhando sentimentos e aprendizados com as mensagens que as histórias transmitem.

Caixa das Vogais – Maternal
Os alunos levam para casa a caixa com as vogais e de uma forma lúdica aprendam sobre palavras e objetos que iniciam com a vogal que será sorteada, e a partir dessa palavra será desenvolvido o aprendizado.

Projeto Nossas Cantigas – Jardim I
É o resgate das cantigas de roda que vem sendo transmitidas de geração para geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira com músicas e atividades, onde a criança irá conhecer e se expressar.

Projeto o Urso Alfabeto – Jardim II
O urso alfabeto em família carrega em sua barriga um envelope com sílabas e com elas as crianças formarão palavrinhas e irão escrevê-las em um outro ursinho, é um momento de descobertas e muitos aprendizados.
Esse projeto é realizado uma parte em família e outra no colégio e a criança irá compartilhar com todos os colegas, os conhecimentos e vivências, havendo uma interação entre família e escola.

Soletrando a Imaginação – Jardim II
Projeto de artes por meio da música aquarela de Toquinho, iremos explorar a imaginação de nossos alunos em trechos dessa música, como inspiração, são momentos de muita criatividade com o uso de materiais diversos.

Criando e cantando – Jardim II
Com músicas do universo infantil cantadas no cotidiano, vamos transformando em uma criação artística e cada aluno fará sua interpretação dessas canções.

Da poesia a arte – Jardim II
Vamos trazendo a poesia como inspiração para as aulas e transmitiremos como fonte de criação para brincadeiras, artes e trocas entre os alunos.

Carnaval na Escola – Educação Infantil ao 5° ano
Histórias sobre o tema, dinâmicas interativas, desfile de fantasias, marchinhas de carnaval e baile de carnaval.

Caderno Viajante – Jardim II
Bem-vindos ao Caderno Viajante!

Vocês estão prestes a navegar numa aventura incrível.
Os alunos e os familiares relembram e registram no caderno viajante diversos momentos que a família gostaria de compartilhar com a escola, como por exemplo: contar como foi a magia da gestação, dos primeiros passos, das primeiras palavras, do primeiro dia de aula e outros momentos marcantes.
É uma viagem divertida e criativa, usando fotos, adesivos, desenhos, colagens e outros.

Estudo do Meio – Educação Infantil ao 5° ano
O Colégio realiza visitas a lugares em que a equipe pedagógica considera como uma forma de aprendizagem que una o conteúdo estudado a vivência, sendo ferramentas indispensáveis para que o aprendizado fique mais interessante, construindo assim os conhecimentos sobre o determinado assunto.
Alguns dos lugares visitados:
- Aquário de São Paulo
- Teatros
- Cinemas
- Museus, como o do Futebol, Afro Brasil, Língua Portuguesa, entre outros.
- Mini Fazendinha com a vivência rural E nesse momento de Pandemia utilizamos esses e outros passeios no formato online para levar mais conhecimento, encurtar distâncias, alcançando lugares incríveis do mundo, como o museu do Louvre e passeio por diferentes países.

Festa da Família – Educação Infantil
Para o Colégio é fundamental o desenvolvimento de um trabalho que haja a participação e acompanhamento dos responsáveis para a aquisição dos conhecimentos e habilidades.
Para fortalecer cada vez mais esse relacionamento temos algumas datas planejadas como a festa da família que acontece no mês de maio, num sábado e planejamos diversas atividades de integração entre pais e filhos, tornando essa manhã repleta de surpresas com brincadeiras, contação de histórias, café da manhã e uma homenagem especial por parte das crianças, momentos que farão parte da história de nossos alunos e familiares.

Carnaval na Escola – Educação Infantil ao 5° ano

COLÉGIO RAPOSO TAVARES