Neste projeto trabalhamos as profissões com o intuito de mostrar ao aluno a prática, para que ele possa ter um contato prévio com profissionais e consiga se projetar em alguma delas, para que assim possa fazer sua escolha com mais confiança e mais assertividade. Abordamos também, as possíveis profissões do futuro que surgem a partir das transformações tecnológicas porque cada vez mais a inteligência artificial está surgindo e mudando o cenário de muitas profissões.
Esse projeto tem como objetivo o resgate da cidadania, contribuindo para que os alunos desenvolvam uma consciência patriótica.
O intuito desse projeto é trazer aos alunos as principais obras literárias e livros paradidáticos que são adotados nos vestibulares naquele ano, para que estejam preparados e realizem as provas. Os alunos são divididos em grupos, cada um faz a leitura de um livro e realizam um trabalho escrito, de acordo com as normas ABNT, é importante que tenham essa experiência de aprendizagem, com capa, sumários e laudas. Nesse trabalho descrevem sobre o autor e sua importância para a estética literária a qual ele pertence, elaboram uma apresentação que devem treinar dicção, compreensão e melhor abordagem para explicar aos alunos, podendo usar jogos, dinâmicas, slides envolvendo a todos. Fazem um resumo crítico e uma análise desta obra, destacando os marcos e as características principais, finalizando com uma pesquisa de questões dos vestibulares passados, servindo como desafios para a classe.
A banda do Colégio Raposo Tavares, existe desde 2017 com alunos desde o 2° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Abrimos para que os alunos façam as suas inscrições de acordo com o interesse em fazer parte desse projeto e escolhem seu instrumento de interesse e ao longo do ano se preparam para apresentações e competições.
Este projeto desenvolve a oralidade e tem como objetivo a explanação do aluno sobre um determinado assunto, trabalha a improvisação e o raciocínio rápido, tanto para os ouvintes que formulam as perguntas, quanto para o aluno que está apresentando que precisa responder.
Neste projeto o professor lança uma proposta e a partir desse desafio os alunos deverão escrever textos, usando a habilidade do improviso e da criatividade para desenvolver essa atividade.
Essa gincana foi elaborada com a finalidade de confraternização entre os alunos para ajudar projetos sociais de nossa comunidade. As atividades desenvolvidas durante a gincana propiciam aos participantes, momentos de lazer, diversão e descontração. O objetivo básico da gincana é arrecadar alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas e sapatos, trazendo uma conscientização de nossos alunos e seus familiares de que a caridade e o carinho pelo próximo colaboram para uma sociedade melhor.
O Estudo do meio consiste essencialmente em um trabalho interdisciplinar, isso porque para compreender a realidade de um determinado espaço devemos analisar as mais diversas características do local. É uma forma bastante atrativa e os alunos podem reconhecer a história do ambiente, sua dinâmica e características. É uma forma de construir novos conhecimentos e colocar em prática temas que foram trabalhados em sala de aula.
Para a escolha do local de pesquisa deve-se levar em conta os temas a serem trabalhados teoricamente em sala de aula e as ligações que podem ser verificadas no campo. Devemos lembrar que cada localidade possui suas próprias características sendo elas naturais, sociais, econômicas e políticas. Efetivamente, os estudos do meio visam levantar e produzir dados verificados em campo. Resultados esses, que devem ser socializados e discutidos em sala de aula.
• Definir o objeto principal e o local de pesquisa
• Apresentação para equipe pedagógica
• Visita prévia, nesse estágio faz-se necessário analisar as tarefas que serão desenvolvidas.
• Definição de hipóteses que serão comprovadas ou não em campo
• Divisão de tarefas - grupos que ficarão responsáveis pelas entrevistas, registros fotográficos, gravações, materiais encontrados, etc.
• Preparação de material de apoio que será entregue aos alunos, com capa.
• O roteiro da pesquisa de campo, textos e entrevistas a serem feitas. (A capa do caderno de campo pode ser selecionada a partir de desenhos elaborados pelos alunos).
Todo o processo deve ser avaliado, mas o retorno do campo é o momento de ver os resultados, sistematizar o material obtido no trabalho em campo, socializar as falas dos entrevistados, anotações feitas, desenhos elaborados e fotografias tiradas. Entre as diversas possibilidades de uso dos materiais são: ensaio fotográfico, vídeo e criação de um site ou jornal, por exemplo.
O TCJ é um projeto bem estruturado que une o autoconhecimento, planejamento e prática, onde o aluno aprende a se conhecer melhor, identifica seus potenciais, interesses e sonhos e assim, define metas e estratégias para alcançar seus objetivos.
As práticas meditativas, segundo a neurociência, são comprovadas cientificamente e trazem inúmeros benefícios as crianças e adolescentes para o desenvolvimento de competências socioemocionais gerenciando melhor suas emoções, melhorando as habilidades nas relações sociais, aprimoramento de atenção e foco na sala de aula, diminuição da ansiedade, prevenção a depressão e com isso o aluno toma consciência e foca no momento presente.
O nosso Ensino Médio prepara os alunos para o Enem e Vestibulares, trabalhamos os conteúdos diversos, usando vários aplicativos com simulados, além de trabalhar também habilidades para estarem preparados emocionalmente.
COLÉGIO RAPOSO TAVARES
Rua: Paolo Agostini, 650 - Parque Ipê - São Paulo
Tel.: (11) 3782-2476
E-mail: contato@colegioraposotavares.com.br